Missionários

Albânia

 

Rev. Raimundo Montenegro

Rev. Raimundo Montenegro é casado com Veridiana e eles são pais de Ester, David, Arthur e Felipe.

940, Joliet Dr., Maumee – OH, 43.537, E.U.A.
E-mail: rev.montenegro@gmail.com

NOTÍCIAS

 

Carta Circular nº 13 – Junho de 2015, Tirana – Albânia

 

Semeando a Boa Semente 

Nesta foto, vemos os participantes da etapa na Albânia da nossa Primeira Conferência Teológica nos Bálcãs.



Demos um importante passo da nossa colaboração para com a pequena e nascente igreja evangélica na região: realizamos a nossa Primeira Conferência Teológica dos Bálcãs, envolvendo dois dos três países de maioria islâmica do continente: a Albânia e o Kossovo, ambos de fala albanesa. Recebemos como oferta ao trabalho missionário aqui, a presença e as palestras do Rev. Ludgero Bonilha Morais, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, Igreja onde servi como pastor e uma fiel mantenedora associada do Projeto Ilírico, a qual cedeu gentilmente o seu pastor durante 10 dias para abençoar a Igreja de fala albanesa.
 

A realização desta Conferência marca um momento importante de continuidade do nosso Projeto Ilírico, pois começamos a expandir a nossa oferta de instrução bíblica e teológica para além dos limites da nossa própria equipe missionária e da Igreja Porta Aberta (Kisha Derë e Hapur) pastoreada pelo rev. Benilton, onde temos assistido e cooperado um pouco. Através da Conferência, tivemos o privilégio de oferecer: 1)  palestras de densa instrução bíblica, através do rev. Ludgero; 2) breves aberturas devocionais, através do rev. Raimundo; e 3) material impresso em albanês, a Declaração de Fé da Fraternidade Reformada Mundial, material produzido e ofertado pelo rev. Benilton. Contudo, toda a equipe esteve envolvida: o missº Elder com a tradução no Kossovo, a missª Klotilda, com a tradução na Albânia; o missº Albano, como idealizador da Conferência, o qual, juntamente com o rev. Benilton e o missº Elder, também nos acompanharam e viabilizaram a realização desta Conferência tanto aqui na Albânia, quanto no Kossovo.

Qual foi o propósito desta Conferência? Basicamente, oferecer à Igreja Albanesa um bom conteúdo bíblico e teológico, mas também, identificar interessados em posterior acompanhamento, discipulado e possível parcerias ministeriais num futuro próximo.

A aceitação da Conferência foi muito boa, vale destacar o amplo apoio recebido da Igreja da Comunhão do Povo de Deus (Kisha Bashkësia e Popullit të Zotit), que acolheu e promoveu a nossa Conferência em Prishtina, Kossovo, país cuja presença evangélica é de apenas 0,1% da população e cuja presença islâmica é da ordem de 98%. Os kossovares estão clamando por missionários enquanto há liberdade para tal, assim como pediram a realização de outra Conferência em breve em outra parte do país. É verdade; foi um humilde começo, mas tenho a esperança em Deus, de poder semear bem mais, dando continuidade a conferências como estas e intensificando os contatos e os relacionamentos com os interessados, identificando vocacionados, pessoas e igrejas abertas a parcerias para o conhecimento e a divulgação do puro Evangelho, através da promoção da fé cristã bíblica e reformada.

Apesar das grandes dificuldades para aprender o complicado idioma albanês, Deus tem sido gracioso conosco. Temos tido contato em inglês com um casal albanês recém-casado: Mariol e Ane Çollaku, orem por eles; ele é filho de pai muçulmano e mãe ortodoxa e aspira ao ministério da Palavra. Começamos a investir na vida deste casal e pretendemos aprofundar a nossa amizade com eles, até mesmo porque pessoalmente acredito que a melhor estratégia para exercermos o ministério em outro povo e país é identificando vocacionados dentre os convertidos, discipulando-os e treinando-os para que eles comuniquem o Evangelho ao seu próprio povo, no que costumam ser mais efetivos do que nós, missionários, estrangeiros.

Estamos próximos de completar um ano na Albânia. Os desgastes emocionais, especialmente de Veridiana, com fortes impactos na sua saúde, foram inimagináveis antes do início deste processo. Se é verdade que alguns têm tido um bom e rápido êxito no início da sua jornada missionária, este não foi o nosso caso; estamos entre aqueles que têm tido a oportunidade de aprender com a dor e o reconhecimento dos próprios limites. As nossas lutas nos têm sido uma providencial e eloquente mensagem a nos ensinar que a nossa dependência é absolutamente da graça do Soberano em todas as circunstâncias, pois somente a graça traz esperança e força para os que dela aprendem a depender e confiar.
 
Nos laços do Cordeiro,

Raimundo, Veridiana, Ester, David, Arthur e Felipe Montenegro.

"Até o Ilírico, pelo Evangelho de Cristo" (Rm 15.19)

Tel: 31-3273-7044

E-mail: primeiraipbh@gmail.com
Endereço​​​​​​: Rua Ceará, 1434, esquina com a Av. Afonso Pena

Bairro Funcionários - Belo Horizonte - MG

Contato
Redes Socias

© 2020 Primeira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte                Desenvolvido pela CM Virtual